terça-feira, 1 de maio de 2012

Resenha: Um Amor para Recordar


Um Amor para Recordar

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
ISBN: 9788563219268
Ano de Lançamento: 2011
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance



Sinopse: Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não é por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos...


Resenha: Comecei bastante empolgado a ler esse livro, pois já tinha lido um livro de Nicholas Sparks e adorei a escrita do autor, e acredito que todos os livros dele são tristes, ele é bom em fazer você chorar ou ao menos fazer você se emocionar bastante. Li o livro com bastante velocidade, não apenas pelo tempo livre, mais pela a escrita do autor ser bem interessante e te deixar ligado com livro, e como o livro não é grande isso facilitou.
O livro trata de uma narrativa de Landon Carter um homem com 57 anos que esconde um segredo do seu passado quando tinha 17 anos, algo que mudou a sua vida para sempre, quem morava na cidade na época e sabe da historia, entende a razão por ele não tocar mais no assunto. Ele então volta ao seu passado onde tinha 17 anos para contar todos os detalhes do incidente.
Landon Carter era um garoto "descolado", daqueles que possuem amigos que são “populares” na escola, fazia parte de uma família tradicional, e cheio de amigos. Ele estava no último ano do colégio, e então para fugir das atividades decide fazer aula de teatro, tomando essa atitude por ser uma aula mais tranquila e para não precisar fazer trabalhos nem ao menos prova, na aula de teatro ele encontra Jamie Sullivan, Landon já a conhecia, pois vive numa cidade pequena e estudaram sempre na mesma escola. Jamie é filha do pastor, uma garota sem muitos amigos, que dedica seu tempo para ler a bíblia e cuidar das crianças do orfanato, Jamie é uma garota que nunca esta triste, sempre sorrindo a ajudando qualquer um que precise e possui ótimas notas na escola.
Landon precisa ir ao baile da escola em homenagem aos ex-alunos, todas as garotas bonitas já possuem par, Landon se vê sem escolha e por ser um garoto popular não quer ir sozinho, Landon então vê como última saída buscar garotas no álbum da escola, a única que acaba sobrando é Jamie, ela não é feia, mais Landon não consegue ver beleza nela, digamos que seria “sem sal”, Jamie não se maquia, usa sempre o cabelo preso, e utiliza sempre o mesmo estilo de roupas, algo mais adulto parecendo sempre estar indo numa entrevista ou na biblioteca buscar livros. Landon esta sem escolha e decide então chamar Jamie, pois sabe que ela não rejeitaria, pois sempre quer ajudar o próximo. Landon não fez ideia de que a partir desse dia, sua vida mudará para sempre.
O livro é muito bom, recomendo a leitura, o autor tem uma escrita fácil e rápida, recomendo os livros do Nicholas Sparks, ao menos que você queira um livro feliz, ai não seria o tipo de livro correto em se ler, mais se não tiver problema em se emocionar um pouco e quem sabe chorar, está aí um ótimo Livro.

“Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim revivo as memorias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem...
Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando faço.
Esta é a minha historia - e prometo contar tudo.
No inicio você vai sorrir e, depois, chorar – Não diga que não avisei.“
                                                              Landon Carter.

Esse livro possui uma adaptação para cinema, acredito que muitos já tenham assistido o filme e talvez não leram o livro, pois digo que, se você já assistiu o filme e gostou, dedique uma leitura a esse livro, acredito que não vai se arrepender nem um pouco, e muitas vezes você assiste o filme e não lê o livro por já saber o que acontece, mais vale totalmente a pena ler, o livro sempre demonstra coisa que um filme nunca vai conseguir, não conseguimos encenar tudo que é possível escrever, e no livro você sabe o pensamento do Landon Carter, no filme não e muitas coisas mudam do livro para filme e coisas bem significativas, mais como sempre por algum motivo os roteiristas de Hollywood sempre mudam; Em relação ao livro o filme deixa muito a desejar, mais não é um filme ruim.

“Nossa amor é como o vento, não posso vê-lo mais posso senti-lo.”


Recomendo a leitura do livro.


Tem que Ler !

4 comentários:

  1. A história parece ser muito linda. Não tinha muita vontade de ler Sparks, mas acho que esse vai ser o primeiro dele que vou ler.
    Gostei da resenha Guilherme. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Oie! *-*
    Realmente qro mto ler este livro! Adoro os livros do Nicholas Sparks... Muito bom!

    Obg por ter indicado seu blog e mostrado sua resenha. Adorei!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha
    Esse livro é lindo e nos transmite uma grande lição de vida!
    Realmente os livros do Nicholas são emocionantes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Os livros de Nicolas são ótimos eu não li esse livro só vi o filme e é perfeito!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir